Manual do Corredor: Síndrome da Banda Íleotibial

Dor no lado do joelho? Pode ser Síndrome da banda ileotibial, muito comum em corredores

 

Apesar de ser uma queixa muito comum no praticante de corrida, a origem e o tratamento desta lesão ainda necessitam muitos estudos.

Síndrome da banda Illiotibial  é uma das lesões mais comuns de funcionamento hoje, e também uma das menos compreendidas.

 

A banda ileotibial é uma estrutura longa, formada por tecido conjuntivo, que passa lateralmente ao femur, com origem no quadril e inserção na tibia lateral. Tem função de estabilizar o joelho lateralmente durante a corrida. A origem está no desequilíbrio da musculatura, normalmente uma banda fraca, associada a fraqueza da musculatura glútea, fazendo com que a pelve tenda a cair, forçando o momento adutor ( aproximação das coxas) e a rotação interna do joelho, causando maior sobrecarga na região lateral do joelho.

 

O diagnóstico é dor na face lateral do femur quando o joelho esta em 30 graus de flexão, durante ou após a corrida. Piora com joelho flexionado, treinos em descida, passada longa e aumento da atividade.

 

Como melhorar a dor e como evitá-la?

O fortalecimento da musculatura glútea e dos quadris são a melhor estratégia para prevenir e tratar esta sindrome. Estes músculos irão controlar a rotação do fêmur, a posição da pelve e o alongamento a fascia encurtada.

Manual do Corredor

O Início

Correr é simples? Qualquer pessoa pode correr? Essas são questões freqüentes no consultório, e uma única resposta não existe. O que costumo dizer é que,

Manual do Corredor

Biomecânica

A biomecânica da corrida é o estudo do gesto esportivo da corrida. Gesto esportivo é o conjunto de movimentos que constituem o movimento do exercício.

× AGENDAR CONSULTA