TENDINITE DE AQUILES

Todas as modalidades esportivas que envolvem  CORRIDA e saltos submetem o tendão de Aquiles a uma sobrecarga importante.

Apesar de ser o maior e mais forte tendão do corpo e ter capacidade de suportar cargas de até duas toneladas, sobrecargas repetidas alteram a estrutura celular, levando a degeneração. O termo tendinite, no entanto, não repercute adequadamente a alteração, uma vez que, o processo local NÃO É DE INFLAMAÇÃO, e sim, DE DEGENERAÇÃO ( DESGASTE).

ORIGEM: Principalmente erros de treinamento e falta de preparo muscular para a corrida. Além disso: treino em superfícies muito duras, calçados inadequados ou gastos demais, aumento repentino na intensidade e/ou duração de treinamento, aumento súbito de peso ou estar acima do peso ideal; Encurtamento do tendão

ANATOMIA:


O tendão de Aquiles é formado pelos músculos gastrocnêmios e sóleo, inserindo na porção posterior do osso calcâneo

DIAGNÓSTICO:

Sintomas:  Dor localizada na região posterior do calcanhar, com aumento gradual; Desconforto durante a manhã, principalmente nas primeiras pisadas; Com o aumento da dor, pode haver também desconforto após o exercício, principalmente em treinos de longa distância.

Exame clínico: dor à palpação e edema local: Espessamento do tendão; Encurtamento do tendão

Exames de imagem: ressonância magnética é o melhor exame para determinar a degeneração local.


Área de vermelhidão próxima a inserção do tendão, mostrando espessamento

TRATAMENTO:

Quadro agudo: controle da dor com repouso (substituir os treinos de corrida por bicicleta ou simulador de caminhada; caminhadas caso não traga dor). Analgésicos, gelo e fisioterapia.

Após uma melhora da dor: iniciar exercícios de fortalecimento da muscultura / fortalecimento muscular tríceps sural e tibial posterior / treino sensório – motor / bicicleta / manter flexibilidade

Retorno total aos treinos ( prevenção): fortalecimento do tornozelo / exercícios sensório – motor / treinos educativos corrida – trote superfícies baixo impacto – corrida

Cuidados: infiltrações locais com corticóide não estão indicadas pois predispõem à ruptura. Palmilhas para elevação do calcanhar podem ajudar a diminuir a tensão no local.

 

CIRURGIA:

INDICAÇÃO DE CIRURGIA QUANDO:

– NÃO OCORRE UMA MELHORA DE PELO MENOS 70% DO QUADRO ENTRE 3 E 6 MESES DE TRATAMENTO CONSERVADOR.

– ROTURA DO TENDÃO

Manual do Corredor

O Início

Correr é simples? Qualquer pessoa pode correr? Essas são questões freqüentes no consultório, e uma única resposta não existe. O que costumo dizer é que,

Manual do Corredor

Biomecânica

A biomecânica da corrida é o estudo do gesto esportivo da corrida. Gesto esportivo é o conjunto de movimentos que constituem o movimento do exercício.

× AGENDAR CONSULTA