Tendinites no Joelho

O que é?
Caracterizada por uma dor crônica ou aguda e espessamento dos tendões, a doença é um processo inflamatório que acomete o tendão, estrutura fibrosa, muito semelhante a uma corda, que une o músculo ao osso.
No joelho, os principais tendões acometidos são o tendão patelar ( na frente do joelho, o tendão do poplíteo ( atrás do joelho) e os tendões flexores ou da pata de ganso ( na parte interna da perna).
Causas
Costumam ocorrer devido ao excesso de uso de um músculo por tempo prolongado ( como nas lesões por esforço repetitivo – LER, ou por carga excessiva, como nos esportes de salto, onde ocorre uma grande sobrecarga, principalmente no tendão patelar
SintomasO principal sintoma é a dor e hipersensibilidade do tendão, além do inchaço e limitação dos movimentos
Diagnóstico e examesO diagnóstico é feito por meio de um exame físico com o objetivo de avaliar a dor, sobrecarga e sensibilidade no tendão e através de exames de imagem, como a ressonância.

Tratamento
O tratamento inicial tem o objetivo de diminuir a dor e a inflamação, além de restaurar a função do músculo e a mecânica normal do joelho. Após melhora da dor, é imprescindível o preparo muscular com reforço e alongamento específico, orientado por profissional de educação física, para prevenção.