O que é cisto no joelho ?

Definição

O cisto de baker ou cisto popliteo, é um cisto cheio de líquido que causa uma saliência e dor atrás do joelho.

Origem

Geralmente é resultado de um problema dentro do joelho que aumenta a produção do líquido sinovial, como na artrose.

Inchaço atrás do seu joelho, e às vezes na perna

Dor atrás no joelho, ao repouso ou após exercíco

Rigidez e incapacidade de flexionar totalmente o joelho

Exames

O cisto de Baker pode muitas vezes ser diagnosticado durante o exame físico e através da ressonancia magnética, onde este exame irá descartar outras doenças, como anurismas ou tumores locais

Tratamentos

A maioria dos cistos não apresentam sintomas, portanto, não requerem nenhum tratamento específico, sendo considerados dentro de uma normalidade.

Em casos onde existe alguma lesão associada, como artrose, lesão de meniscos ou ligamentos, o foco é tratar estas lesões para diminuir a produção do líquido sinovial

Punções ou tratamento com cirurgia são raros e indicados com muito critério

Quando consultar um médico

Se você tiver dor e inchaço atrás do seu joelho, consulte o seu médico